terça-feira, 1 de março de 2011

Quote 46: Apocalypse Now



Tenho visto horrores... horrores que você já viu. Mas você não tem direito de me chamar de assassino. Você tem o direito de me matar. Você tem o direito de fazer isso... mas você não tem direito de me julgar. É impossível palavras para descrever o que é necessário para aqueles que não sabem o que significa horror. Horror... Horror tem um rosto... e você deve ficar amigo do horror. Horror e terror moral são seus amigos. Se não forem, então são inimigos a serem temidos. Eles são realmente inimigos! 


Eu me lembro quando eu estava nas Forças Especiais... Parece mil séculos atrás. Entramos em um acampamento para inocular algumas crianças. Saímos do acampamento depois tivemos inoculadas as crianças contra a pólio, e esse velho veio correndo atrás de nós e ele estava chorando. Ele não podia ver. Fomos lá, e eles tinham decepado cada braço inoculado. Lá estavam eles em uma pilha. Uma pilha de bracinhos. E eu me lembro ... Eu... Eu... Eu chorei, chorei como uma avó. Eu queria arrancar meus dentes, eu não sabia o que fazer! E eu quero lembrar me disso. Eu nunca quero esquecer ... Eu nunca mais quero esquecer. 


E então eu percebi ... como se eu tivesse tomado um tiro ... como se eu fosse baleado com um diamante ... uma bala de diamante através da minha testa. E eu pensei, meu Deus ... o genialidade que isso! A genialidade! A vontade de fazer isso! Perfeita, verdadeira, completa, cristalina, pura. E então percebi que eram mais fortes do que nós, porque agüentavam isso. Não eram monstros. Eram homens... soldados treinados. Homens que lutaram com seus corações, que havia famílias que tinham filhos, que estavam cheios de amor... mas eles tinham a força... a força... para fazer isso. Se eu tivesse dez divisões desses homens, nossos problemas aqui teriam acabado bem depressa. Você tem que ter homens morais... e, ao mesmo tempo aqueles que são capazes de utilizar seus instintos primordiais para matar sem emoção... sem paixão... sem julgamento... sem julgamento! Porque o julgamento é que nos derrota.

Coronal Kurtz (Marlon Brando) conversa com Capitão Willard (Martin Sheen) no seu acampamento no meio dos vietcongues, em Apocalypse Now, 1979

Um comentário:

  1. Um trecho sem retoques de um filme espetacular. Vc já leu o livro de que o filme foi adaptado? O Coração das Trevas, do Joseph Conrad.
    Bj

    ResponderExcluir