domingo, 6 de março de 2011

Quote 55: Sociedade dos Poetas Mortos



Tenho um segredo pra vocês. Aproximem-se! Não lemos nem escrevemos poesia porque é bonitinho. Lemos e escrevemos poesia porque somos membros da raça humana. E a raça humana está repleta de paixão. E medicina, advocacia, administração, engenharia são objetivos nobres e necessários para manter-se vivo. Mas a poesia, beleza, romance, amor é para isso que nós vivemos. Citando Whitman: “Ó eu! Ó vida! Entre as questões que reaparecem, os intermináveis trens dos desleais, cidades cheias de tolos. O que há de bom entre eles, ó eu? Ó vida? Resposta. Que você está aqui. A vida existe e a identidade. Que essa brincadeira de poder continue e você pode contribuir com um verso.” Qual será o verso de vocês?

Prof. John Keating (Robin Williams) tenta abrir a mente dos seus alunos numa escola preparatória no final dos anos 50, em Sociedade dos Poetas Mortos, 1989.

3 comentários:

  1. O mais maravilhoso de todos os filmes de professores já feito. Destruiu minha vida, claro. Nunca serei John Keating.

    ResponderExcluir
  2. É como se conformar com as impossibilidades da vida... Essa é uma: nunca se consegue ser tão bom professor quanto se gostaria de ser. Ainda assim, há uma lição importante: ninguém pode ser unanimidade, nem John Keating.

    ResponderExcluir