domingo, 13 de março de 2011

Quote 60: Orgulho e Preconceito


- O orgulho - observou Mary, que se vangloriava da solidez das suas reflexões - é um defeito muito vulgar, creio eu. Depois de tudo o que li, estou deveras convencida da sua vulgaridade, que a natureza humana lhe é particularmente atreita e que são raros aqueles entre nós que não nutrem um sentimento de condescendência própria baseado numa ou outra qualidade, real ou imaginária. Vaidade e orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam freqüentemente usadas como sinônimos. Pode-se sentir orgulho sem ser vaidoso. O orgulho diz respeito mais à opinião que temos de nós próprios, enquanto a vaidade ao que pretendemos que os outros pensem de nós.

Mary Bennet discorre sobre as diferenças entre orgulho e vaidade enquanto Elizabeth Bennet,  Sra Bennet e a Sra Lucas discutem o quão orgulhoso Mr Dary é. Orgulho e Preconceito, Jane Austen: 1ª publicação,1813

2 comentários:

  1. Adorei, Grazi. Boa escolha no livro. Acho que é esta percepção lúcida que acabou tornando a mary inviável ao Sr. Collins.

    ResponderExcluir
  2. É Nikka, também acho. Pela Mary ser tão seria e estudiosa, achei que ela acabaria por ficar como Sr Collins, mas seria inviável mesmo, toda a lucidez dela com a pompa exagerada dele.
    O bom foi que eu lendo O&P no celular, em outra cidade longe do meu pc, e fiquei guardando na cabeça uma semana "orgulho e vaidade" para quando voltasse para casa pudesse salvar no doc dos quotes huahuahuah .
    Amei o livro, mais do que já amava o Filme.

    ResponderExcluir